sábado, 16 de outubro de 2010

Grande novidade

Tenho uma grande novidade para contar e ela está longe de tudo o que acontece na minha vida neste momento. Além da escola, dos amores e dos amigos. Além do meu mundo de Florianópolis. Ela está lá, me esperando na Amazônia.
Pois é, antes que se sintam perdidos com minha introdução sem sentido... vou explicar tudo desde o começo:

A minha professora de língua portuguesa entrou na sala de aula, um certo dia, com papeis de um concurso na mão. Devíamos escrever uma frase, sobre o por quê de valorizar a cultura Afro-brasileira e Indígena no Brasil. Ela disse ainda, que era para escrevermos, mas sem o compromisso de se importar com o resultado, apenas para ver no que daria. Escrevi e lembro que ainda dei um beijinho no papel antes de entregar, sei lá, deve dar sorte né?

Tinha esquecido completamente daquilo, até quarta feira desta semana.

Eu cheguei em casa, almocei, fui para o computador e o telefone tocou. Atendi e era um homem, que falou:
- Você é a Cecília? Então Cecília, parabéns, você ganhou o concurso da Editora FTD com a sua frase sobre a cultura Afro-brasileira e Indígena.

Eu só respondi:

- O QUE? SÉRIO?
- Sim, em novembro, você, um acompanhante e mais a sua professora com outro acompanhante, farão uma viagem de quatro dias para a Amazônia.

Eu não acreditei, depois daquilo, tudo o que ele falou entrou por um ouvido e saiu pelo outro, eu só conseguia pensar: CARAMBA! Ganhei!
Contei para o meu pai e ele disse que a gente tinha que esperar, para ver se era isso mesmo, mas eu sabia que era, ele tinha lido a minha frase e eu reconheci. Era minha mesmo.
E isso mudou o final da minha semana, e mudou a minha história, eu acho. Sempre gostei de escrever, sempre. E agora tenho isso reconhecido em algum lugar, ganhei algo por uma coisa que me faz tão bem! Isso é o melhor, não o prêmio em si, mas, o reconhecimento e a honra de ganhar (com mais quatro pessoas) um concurso desses, do Brasil inteiro!

E agora que venha o futuro, e que venha a viagem. Vai ser maravilhosa.
Obrigada pela oportunidade, professora Jaque, Escola Sarapiquá e a todas as outras pessoas envolvidas nisso. Obrigada por me proporcionarem o primeiro degrau de um possível futuro.

E para matar a curiosidade, a frase era a seguinte:

"Cada brasileiro tem um pouco de cada etnia, respeitar a cultura afro-brasileira e indígena é respeitar a nós mesmos"

Boa noite!

4 comentários:

  1. Parabénsssss Cecília que essa frase seja iniciadora de tantas e tantas outras frases na sua caminhada literária e artística.
    É só o começo....o primeiro passo.
    Sucessoooooooo e muita luz.
    Grande abraço
    Com carinho
    RAQUEL.

    ResponderExcluir
  2. Cê, desta vez chorei!!!!!!!
    Coisa de tia... coisa do coração...coisa de brasilidade...Estamos todos nesta frase!!!!
    Parabéns!!!!!!!
    Sucesso e muita luz!!!
    Te amo
    Taiana

    ResponderExcluir
  3. Oi Cecília! Lembra de mim? Ariadne, assistente de direção do filme que tu atuou há... sei lá... 6 anos atrás???
    Adorei teu blog!
    Parabéns!!

    E Parabéns pelo concurso! Suuuper legal!!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Que tua viagem seja um uma imersão em si mesma, em nós outros, ou seja, em cada parte de si, na confluência dos cheiros, das cores, das memórias deste brasil batizado de todos os sangues, de todos os santos.
    com muito orgulho e imenso carinho.
    DIDI (vulgo Jaime)

    ResponderExcluir