sábado, 3 de julho de 2010

Precisamos de viagens, precisamos de cultura.

Adoro viajar, acho que viagens enriquecem nossas ideias. São sinônimo de enriquecimento cultural, novas ideias, novos costumes. Diferentemente dos americanos (do norte e do sul), os europeus, viajam muito mais. Conhecem quase toda a Europa, descobrem novas partes do mundo. É óbvio, que o fator mobilidade é absurdamente melhor do que por aqui, mas, culturalmente eles tem o costume de viajar, nem que seja de mochila, para ficar num pequeno albergue.

Por que, ao invés de economizar anos para fazer a tão desejada viagem aos parques da Disney, as pessoas não procuram viajar pelos países da América do Sul, nossos vizinhos, que respiram cultura? Por que, não viajam para o nordeste, ou para o norte, para conhecer a amazônia?

Acho que uma viagem, não importando a distância é sempre uma grande experiência. Se a questão for condições financeiras, por que não fazer uma viagem para o interior do estado, e conhecer o que temos por aqui? E se for mais do que isso, por que não passar uma tarde em uma praia do sul de Floripa para conhecer os costumes e as pessoas de lá?
Acho que viajando, nossas opiniões políticas e nossa visão da realidade são postas à prova. Foi em uma viagem de moto, que Che Guevara se deparou com as desigualdades da América Latina e a partir disso, é considerado hoje, uma das 100 personalidades do séc. XX. Por que? Simplesmente, porque ele não viu tudo aquilo pelos jornais, ele vivenciou e sentiu a realidade que as pessoas viviam. Abandonou sua classe média alta, abandonou sua faculdade de medicina, e foi lutar, por direitos melhores para todos. Errou? Deve ter errado em algumas coisas, deve ter se enganado em alguns momentos. Mas, não deixou lutar pelo que acreditava.

Não precisamos ser assim tão radicais, não precisamos segurar uma arma nas mãos para ver as realidades do mundo. Mas, precisamos de cultura, para enriquecer nossas ideias e poder justificar nossas opiniões com mais certeza, precisamos de viagens, precisamos de loucuras, precisamos de histórias, precisamos de meio ambiente, precisamos viver, precisamos mostrar quem somos.

2 comentários:

  1. Cecilia, me envie seu e-mail, o procurei mas não achei... o meu é policarpo@rockriders.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ana Elisa Valerim1 de agosto de 2010 19:28

    Disse tudo, às vezes, as pessoas só procuram o óbvio, e esquecem que existe muito mais nesse mundo, até mais perto do que se imagina. Você falou muito bem em "conhecer o sul de Floripa", tem gente que mora lá no norte e ao menos conhece o o caminho de como chegar aqui no sul.
    p.s.: também moro em florianópolis.

    ResponderExcluir